A bateria auto é um componente fundamental para qualquer veículo. O motor é a peça que faz o carro mover-se, mas a bateria é a peça responsável por fornecer energia ao motor de arranque, o que ativa o motor de combustão. Além desta função, a bateria também fornece energia aos diversos sistemas elétricos e eletrónicos, como o rádio, as luzes internas ou o ar condicionado.
Nos veículos com sistema Start & Stop, são necessárias baterias de características técnicas especiais de AGM (Absorbent Glass Mat), EFB (Enhanced Flooded Battery) ou VRLA (Valve-regulated Lead-acid battery), capazes não só de fornecer energia a todos os componentes elétricos do veículo durante paragens prolongadas do motor de combustão mas também às inúmeras solicitações de arranque recorrentes do sistema Start & Stop.
A bateria descarrega se deixar o carro parado demasiado tempo ou se deixou um componente elétrico ligado durante várias horas. Se a bateria estiver descarregada mas ainda conseguir arrancar, deve conduzir entre cerca de 45 min. a 1h de forma à sua carga ser reposta na totalidade. Se após esse tempo desligar o carro e posteriormente tiver dificuldades em colocá-lo de novo a trabalhar, deve dirigir-se a uma oficina para que seja feito um check-up ao sistema de carga e arranque.
Em termos gerais, a vida útil de uma bateria auto é de 3 a 5 anos. O estilo de condução, os fatores ambientais, o tipo de uso que dá ao veículo e os cuidados com a manutenção da bateria são determinantes para otimizar a carga da bateria e estender a sua vida útil ao máximo. Para aumentar a vida útil da bateria, recomendamos:
- Evitar temperaturas extremas. Não é recomendável deixar o veículo parado no exterior quando as temperaturas ultrapassam os 40ºC ou estão baixo dos -10ºC.
- Não fazer apenas percursos curtos. A bateria faz um esforço maior ao arrancar. Por isso, ligar e desligar o carro para percursos curtos aumenta o desgaste da bateria. Para recarregar a bateria, recomendam-se sempre percursos mais longos.
- Não usar a bateria com o motor desligado. Sempre que usa o rádio, o GPS, o AC ou as luzes do carro com o motor desligado, está a descarregar a bateria sem a recarregar. Evite o uso excessivo dos componentes elétricos quando o motor está desligado.
- Não deixar o carro parado muito tempo. Deixar o carro parado muito tempo pode descarregar completamente a bateria. Tente fazer um uso regular do carro, com percursos de pelo menos 20 a 30 minutos.
- Manter os bornes e o alternador em perfeito estado. É conveniente verificar os terminais dos bornes com regularidade. Algumas falhas elétricas que pode atribuir à falta de bateria podem dever-se a avarias no alternador, por isso convém testar a capacidade desta peça quando suspeita de problemas com a bateria.