Se tem um carro a gasóleo ou está a pensar em comprar um automóvel a diesel, é provável já ter ouvido falar em AdBlue. Está na hora de esclarecermos as questões mais importantes acerca deste componente.
O que é o AdBlue?
O AdBlue é uma solução química cuja função é reduzir em 90% as emissões de gases nocivos para o ambiente, como são os óxidos de nitrogénio (NOx). O líquido é formado por ureia (32,5%) e água desmineralizada (67,5%) que transformam o óxido de nitrogénio em azoto elementar e vapor de água.
É um líquido adicional, necessário na maioria dos veículos ligeiros a diesel, comprados após a 2015 e com o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva) instalado.
É por isso que tem um depósito próprio, diferente do depósito de combustível. Ao contrário do que muita gente pode pensar, este não é um aditivo combustível.
Como funciona o AdBlue?
O AdBlue funciona como um Fluído Escape Diesel (DEF – Diesel Exhaust Fluid ) que é injetado no sistema de escape, depois dos gases de combustão passarem pelo turbo.
Durante o processo, o calor transforma em amoníaco a ureia e a água desmineralizada do líquido que é incolor, inodoro, não inflamável e não tóxico.
Em seguida, o amoníaco é injetado no sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR – Selective Catalytic Reduction) que transforma os óxidos de nitrogénio dos gases de escape em água (vapor) e nitrogénio (azoto), antes de os libertar para a atmosfera
Para que serve o AdBlue?
O AdBlue permite reduzir até 90% os óxidos de nitrogénio (NOx) libertados para atmosfera, em conformidade com a legislação Euro 6.
A par deste sistema, também os catalisadores SCR e o sistema BlueTEC foram soluções encontradas pelos fabricantes para respeitar as normas ambientais europeias.
Na União Europeia, o nível de emissões de NOx permitido para veículos a gasóleo é de 80 mg/km (antes de 2014, era 180 mg/km), enquanto as emissões de hidrocarbonetos baixaram para 170 mg/km (o limite anterior era de 230 mg/km).
Nos veículos a gasolina, estes valores são 60 mg/km e 100 mg/km, respetivamente.
Consumo do AdBlue
O consumo de AdBlue varia consoante o consumo de combustível, a temperatura de funcionamento do sistema, bem como a temperatura ambiente. Se o depósito estiver vazio, o motor não arranca (fica eletronicamente bloqueado), no caso do seu carro estar equipado com um catalisador SCR.
O depósito deve, por isso, ser atestado com alguma regularidade. No mínimo, uma a duas vezes por ano. A maioria dos carros avisa no painel quando o nível de DEF (Fluído Escape Diesel) está demasiado baixo. No entanto, se o seu carro não mostra este aviso, basta fazer algumas contas.
Em média, um automóvel consome cerca de 1.5 a 2.5 litros deste líquido a cada 1.000 quilómetros.
Na maioria das viaturas, este depósito tem capacidade para 10 a 20 litros de líquido. Logo, isto significa que deve reabastecer o depósito a cada 5.000 – 10.000 kms.
AdBlue Renault
Nos carros Renault, segundo a própria marca, um depósito atestado de AdBlue corresponde a cerca de 6 a 8 depósitos de combustível. O volume do depósito varia entre os 15 e os 20 litros, consoante os modelos.
AdBlue Peugeot
Nos automóveis Peugeot, o depósito AdBlue tem cerca de 17 litros de capacidade. Segundo o fabricante, isto permite uma autonomia próxima dos 20.000 kms. A única exceção é o Peugeot 208/2008, cujo depósito tem a capacidade de apenas 14.1 litros.
AdBlue Volkswagen
O tamanho dos depósitos de AdBlue da Volkswagen variam consoante os modelos, com capacidades muito díspares. O VW Polo ou o VW Touran, por exemplo, têm um depósito com capacidade para 11 litros, enquanto o VW Tiguan apresenta uma capacidade de 18 litros. Já o VW Touareg pode até ter um depósito extra de 24 litros!
Confirme no manual de proprietário o volume do depósito e tenha em consideração um consumo médio de 1 a 3 litros por 1.000 kms.
AdBlue Opel
A maioria dos automóveis Opel têm depósitos mais pequenos: 9.7 litros (Opel Mokka), 12.5 litros (Opel Zafira) e 13 litros (Opel Astra). Os dois modelos com um depósito maior são o Opel Combo Life e o Opel Grandland, com 17 litros. Assim, os depósitos dos modelos Opel têm uma autonomia entre os 3.200 e os 17.000 kms.
AdBlue Mercedes
Os depósitos AdBlue nos diferentes modelos da Mercedes variam entre os 11.5 litros (Monovolume, Classe V) e os 38.7 litros (Mercedes-Maybach, GLS). A maioria dos automóveis Mercedes têm um depósito com capacidade entre os 23.8 litros e os 27.5 litros, o que lhes dá uma autonomia acima dos 20.000 kms.
AdBlue BMW
Tal como os restantes fabricantes, também na BMW a capacidade do tanque de depósito AdBlue varia de modelo para modelo. Contudo, a própria BMW indica uma média de 17.000 kms. Confirme no manual de proprietário o volume correto do depósito.
Depósito AdBlue
O AdBlue é um líquido adicional com um depósito autónomo. Em função do modelo do automóvel, o bocal de enchimento pode ser encontrado sob a tampa do depósito de combustível, na mala ou no compartimento do motor.
Onde comprar AdBlue?
O líquido AdBlue não precisa de ser adquirido à parte, antes de abastecer. Para o comprar, basta dirigir-se a uma das nossas mais de 80 oficinas ou utilizar o nosso serviço de marcação online.
Onde abastecer AdBlue?
Sempre que a luz ou mensagem de aviso da falta de AdBlue se acenda no painel, dirija-se a uma Oficina MyForce para efetuar a sua reposição no depósito próprio.
A reposição do líquido é um serviço bastante rápido que demora cerca de 10 minutos em qualquer uma das nossas oficinas.
Preço do AdBlue
Uma vez que o sistema varia de fabricante para fabricante e de modelo para modelo, o preço do mesmo varia de igual forma, tendo em conta o volume do depósito.
Para saber mais informações, entre em contacto connosco ou dirija-se à oficina MyForce mais próxima de si.