Quem é o super-herói do circuito? O melhor amigo do motor de um carro a combustão? Aquele que o mantém sempre fresco e a funcionar de forma eficiente por mais tempo? O líquido de refrigeração, claro!
Continue a ler para saber como e quando renovar essa amizade.
O que é o líquido de refrigeração?
Líquido de refrigeração ou líquido refrigerante, é um composto químico fundamental para manter o motor do seu veículo na temperatura ideal, e assegurar que funciona perfeitamente e durante mais tempo. Trata-se de um composto utilizado em sistemas de refrigeração de motores de combustão interna e outros equipamentos, para manter a temperatura de operação adequada, evitando riscos de danos e consequentes despesas.
Líquido de refrigeração versus água
É possível usar água para evitar o sobreaquecimento do motor, mas a verdade é que a água não tem o mesmo efeito que o líquido de refrigeração, já que não protege contra a corrosão, não eleva o ponto de ebulição adequadamente e pode congelar em temperaturas baixas.
Para que serve o líquido de refrigeração?
Tendo em conta que a maioria dos automóveis com motores tradicionais a combustão (gasóleo ou gasolina) funcionam a temperaturas bastante altas, o líquido de refrigeração serve para absorver e dissipar o calor gerado pelo motor durante o seu funcionamento, prevenindo o sobreaquecimento. Desta forma, o líquido de refrigeração garante a longa vida do motor, melhora o desempenho do carro, ajuda a poupar combustível e a reduzir a emissão de gases poluentes.
Como funciona o líquido de refrigeração?
Percorrendo o circuito interno do motor, para absorver o calor gerado pela combustão da gasolina ou gasóleo e a seguir, fazendo o trajeto inverso, regressando ao radiador, onde é novamente arrefecido antes de iniciar outra viagem. Assim, o líquido refrigerador mantém a temperatura estável, evita o sobreaquecimento, preserva os diversos componentes de um motor graças às suas propriedades antioxidantes e anticorrosivas e em consequência, garante um desempenho eficiente.
Quando substituir o líquido de refrigeração?
O nível do líquido de refrigeração está abaixo da marcação do limite mínimo? Nesse caso deve ser colocado a nível e verificar nos dias subsequentes se o mesmo se mantém inalterado. Noutras situações, basta uma troca a cada 40.000 quilómetros ou de 2 em 2 anos.
E se não trocar o líquido de refrigeração?
Se não trocar o líquido de refrigeração o seu carro vai acumular detritos e sedimentos que podem entupir o sistema de refrigeração. Pode desta forma aumentar a temperatura do motor e causar sobreaquecimento, sofrer vazamentos devido à corrosão interna e apresentar danos em peças do motor (como vedantes, juntas e partes metálicas) que podem obrigar à sua substituição.
Esqueceu-se de trocar o líquido de refrigeração e o seu carro já evidencia um destes sinais de alerta?
Como escolher o líquido de refrigeração mais adequado para o carro?
Existem vários tipos de líquidos de refrigeração (orgânicos, inorgânicos, híbridos, anticorrosivos, anticongelantes…), pelo que convém saber quais são os principais conselhos para escolher o produto certo:
- Verifique no manual do fabricante qual é o tipo de líquido de refrigeração recomendado para o seu modelo de automóvel.
- Certifique-se de que o líquido de refrigeração contém a mistura correta de água e etileno ou propileno, e os aditivos necessários para proteger contra corrosão e desgaste.
- Escolha um produto adequado para o clima onde vive, ou seja, em regiões mais frias é recomendado um líquido de refrigeração com proteção contra congelamento, ao passo que em regiões mais quentes, é importante investir na capacidade de elevar o ponto de ebulição.
- Prefira marcas de confiança com produtos de qualidade que atendam às especificações dos fabricantes de automóveis.
Não tem a certeza de qual é o melhor líquido de refrigeração para o seu carro?
Onde mudar o líquido de refrigeração?
Sabe escolher e colocar o líquido refrigerante no radiador? Então, pode mudá-lo por conta própria. Caso contrário, aconselhamo-lo a recorrer a uma oficina, onde um profissional qualificado irá retirar o líquido refrigerador antigo com precisão e colocar um novo, com a mistura correta para o seu veículo.
De salientar que não se devem utilizar líquidos de refrigeração diferentes, porque misturar tipos incompatíveis pode neutralizar aditivos, formar depósitos e lodo, causar danos no sistema de arrefecimento e invalidara garantia do automóvel.
Como substituir o líquido de refrigeração?
Está decidido a substituir o líquido de refrigeração em casa? Siga então este passo a passo.
- Estacione numa zona plana, desligue o carro e deixe o motor arrefecer completamente.
- Retire o líquido refrigerante ou líquido anticongelante antigo, abrindo o/os parafuso(s) de drenagem, a/as torneira(s) ou a/as válvula(s) que dão acesso ao circuito, colocando um recipiente por baixo e removendo totalmente os restos do líquido anterior.
- Lave o circuito com água e feche o parafuso, torneira ou válvula.
- Use um funil para repor o líquido de refrigeração no radiador até chegar ao limite máximo marcado. Se necessário, misture o líquido de refrigeração concentrado com água destilada na proporção indicada pelo fabricante.
- Ligue o motor e deixe o carro a funcionar para bombear o novo líquido de refrigeração pelo circuito. Espere que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento.
- Verifique se há fuga de líquido do radiador ou reservatório, adicione mais líquido se o nível baixar e aguarde até que não saiam bolhas de ar.
- Coloque a tampa do radiador e feche o capô do veículo.
- Descarte o líquido de refrigeração usado de forma responsável.
O passo a passo é simples, mas prefere recorrer a uma oficina de confiança, que troque o líquido refrigerante e alguma coisa mais?