Os amortecedores fazem parte da suspensão do automóvel. Servem para manter os pneus em contacto com o solo, sem andar aos “solavancos” ou a “gingar” de um lado para o outro. A parte superior do amortecedor está fixada ao chassis do automóvel e suporta o peso suspenso do veículo. Por sua vez, esta haste liga-se a um pistão com óleo hidráulico, o que amortece a vibração da suspensão. A parte inferior está presa ao eixo, o que permite manter a estabilidade na estrada.
Ao contrário do que o nome pode sugerir, os amortecedores não absorvem impactos. As molas é que absorvem o impacto através de um sistema de compressão. Quando as rodas passam por um obstáculo, as molas balançam e repetem a oscilação. Mas, se os amortecedores estiverem em mau estado, as rodas perdem o contacto com o terreno e embatem na estrada. Por segurança, convém fazer uma revisão aos amortecedores a cada 20.000 kms e substituí-los a cada 80.000 kms. Além disso, os amortecedores aumentam a estabilidade do veículo e a aderência ao piso, o que proporciona mais conforto aos passageiros.
Como os amortecedores se desgastam lentamente, é natural que se vá habituando a conduzir o automóvel com amortecedores gastos. Mas deve ficar atento ao aumento da distância de travagem, oscilações nos faróis dianteiros, desgaste ou corrosão precoce dos pneus e à sensação que o veículo começa a “fugir”.