A bobina de ignição é uma parte do motor. A função da bobina de ignição é converter a corrente de baixa tensão da bateria em corrente de alta tensão. Ou seja, a bobina de ignição é um transformador com uma alta taxa de transformação. Quanto mais rápido a bobina de ignição funcionar, mais rápido a tensão chega às velas de ignição.
As bobinas de ignição podem desgastar-se com o tempo ou devido ao sobreaquecimento. Nesse caso, o condutor pode notar que a velocidade máxima do carro diminui e o consumo de combustível aumenta. A luz de verificação do motor no painel também acende. Alguns fatores que aceleram o desgaste das bobinas são:
- usar velas de ignição de baixa qualidade ou de referências incorretas;
- excesso de sujidade na unidade das bobinas de ignição;
- falhas no circuito elétrico.
A vida útil de cada bobina é em média entre 60.000 - 80.000 kms e a primeira revisão deve ser aos 30.000 kms. Quando avariam, as bobinas não podem ser reparadas e precisam de ser substituídas. Uma oficina de mecânica irá medir os indicadores de resistência com um ohmímetro:
- numa bobina primária, os valores normais rondam 0.5 - 2 ohm
- numa bobina secundária, variam entre os 6.000 e os 15.000 ohms – o standard para cada veículo está no manual do proprietário.