Hoje em dia, quase todos os automóveis têm direção assistida. A direção assistida produz energia adicional, o que permite ao condutor reduzir o esforço necessário para virar ou conduzir, sobretudo a velocidades reduzidas (a estacionar, por exemplo).
O tipo de energia utilizada para auxiliar a direção – hidráulica, eletrohidráulica ou eletromecânica – faz com que existam 3 tipos de direção assistida distintos:
- Direção Assistida Hidráulica. Este tipo de direção assistida usa um sistema constituído por uma uma bomba hidráulica, um reservatório de óleo de linhas de pressão. Quando o veículo está em repouso, o óleo passa pelos 2 lados do êmbolo, o que gera pressões iguais na direção. Quando o volante e as rodas se movem, a distribuição do fluido muda e exerce pressão apenas num dos lados, o que empurra o mecanismo na direção desejada.
- Direção Assistida Eletrohidráulica. Neste tipo de direção assistida, um motor elétrico despoleta uma bomba hidráulica. A força produzida pela bomba torna o carro mais fácil de manobrar e o condutor tem a sensação de a direção ser mais “leve”. A velocidades elevadas, a assistência da bomba não é tão necessária e as rotações diminuem, o que permite poupar combustível.
- Direção Assistida Eletromecânica. Este tipo de direção assistida não tem quaisquer componentes hidráulicos. O controlo do sistema de direção assistida é elétrico e funciona apenas quando o condutor necessita. A vantagem relativamente às direções hidráulica e eletrohidráulica é consumir menos combustível. Este tipo de direção assistida também facilita a condução quando a estrada é inclinada ou há ventos constantes.