Os discos de travão são um elemento fundamental do sistema de travagem com uma vida útil de aproximadamente 80.000 quilómetros.
Quando o condutor aciona o pedal de travão, empurra as pastilhas contra o disco através de uma força hidráulica. Esta fricção reduz a velocidade do veículo ou faz com que ele pare por completo.
Dependendo da sua estrutura ou material de fabrico, existem vários tipos de discos de travão, nomeadamente: discos de travão ventilados, flutuantes e cerâmicos.
- Discos de travão ventilados. A temperatura de um disco de travão de aço temperado pode atingir os 500°C. Para refrigerar melhor, os discos de travão dianteiros são geralmente ventilados. Mesmo após muitos ciclos de travagem, a temperatura atingida nos discos de travão ventilados é sempre mais baixa do que noutros tipos de discos.
- Discos de travão flutuantes. Os travões flutuantes têm uma zona de fricção e outra zona de fixação. As oscilações fazem com que a zona de fricção tenha a máxima área de contacto com as pastilhas. Muitas vezes, estes discos são perfurados para reduzir o peso, aumentar o movimento do ar (o que arrefece o disco) e escoar a água das chuvas. Outras vezes, os discos flutuantes têm ranhuras que removem a sujidade e, em média, são 30% mais eficazes. No entanto, desgastam-se mais rapidamente.
- Discos de travão cerâmicos. São discos de travão fabricados em cerâmica ou carbono, o que os torna mais dispendiosos. Têm um peso inferior, são mais resistentes e mantêm o seu desempenho tanto a temperaturas baixas como a temperaturas elevadas. Normalmente, são usados em veículos com performances mais desportivas.
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