A peça a que habitualmente chamamos “motor” é o motor de combustível do carro. Ou seja, a peça que é determinante para fazer mover o carro à base de um determinado combustível (gasóleo, gasolina, gás, eletricidade, etc.).
Em primeiro lugar, precisamos de entender que no motor está o cilindro, que por sua vez é constituído pela vela, pelo bico injetor de combustível e um pistão. A vela gera faíscas e o bico injetor começa a libertar combustível, o que gera uma explosão dentro do cilindro que põe o pistão em movimento. O pistão está em contacto com um sistema de engrenagens que faz girar o eixo do motor e o carro começa a andar.
No entanto, apenas uma parte da energia gerada pela explosão é usada para movimentar o carro. Outra parte da energia é reaproveitada pelo alternador, para pôr em marcha toda a parte elétrica do veículo e continuar o ciclo de combustão. A restante energia dissipa-se em forma de calor, daí a necessidade de ter um líquido de refrigeração apropriado para evitar que o motor sobreaqueça.