O óleo hidráulico, também conhecido como fluido hidráulico, é utilizado para lubrificar a caixa da direção. Há várias mudanças que pode detectar no óleo hidráulico e que indicam que precisa de mudar este tipo de óleo, nomeadamente:
- o líquido fica turvo;
- o líquido muda de cor;
- surge uma película na sua superfície;
- surge uma mudança na viscosidade;
- surge um cheiro a queimado durante a condução;
- surge uma espuma no reservatório do óleo.
Geralmente, recomendamos verificar a necessidade de reabastecimento do líquido hidráulico a cada 60 mil quilómetros.
Tal como o óleo para o motor, o óleo hidráulico divide-se em diferentes classes. Podem ser óleos minerais, semi-sintéticos e sintéticos. Normalmente, a embalagem indica a seguinte classificação:
Classificação | Descrição | Viscosidade | Pressão |
HL | Contêm aditivos antioxidantes e anti-corrosivos | < 80 | < 100 bar |
HPL | Contêm aditivos antioxidantes, anti-corrosivos e que impedem o seu desgaste | 80 - 100 | > 100 bar |
HPVL | Contêm aditivos antioxidantes, anti-corrosivos e anti-fricção | até 140 | >100 bar |