Em Inglês, a sigla EGR significa Exhaust Gas Recirculation, ou recirculação dos gases de escape. A recirculação dos gases de escape foi um mudança introduzida nos anos 70, de forma a reduzir as emissões de óxido de nitrogénio. Os estudos indicam que a recirculação de uma parte (20 a 30%) dos gases de escape nos cilindros permite reduzir a pressão do motor, o que reduz a temperatura da câmara de combustão e limita a formação de óxidos de nitrogénio.
É importante que a percentagem de gases de escape em circulação não supere esses números, pois são gases pobres em oxigénio (essencial à combustão no motor) e que sujam o coletor de admissão, o que pode prejudicar esta peça. Por isso, a válvula EGR (ou válvula de recirculação do ar) assegura o controlo desse fluxo de gases complementares.
A válvula EGR abre ao máximo quando o carro segue em marcha lenta e fecha quando pressiona no acelerador. Atualmente, as válvulas EGR que mais usamos são de controlo eletrónico e linear. Não têm uma vida útil definida. Em caso de funcionamento deficitário, podem ser limpas. Em casos mais graves, têm mesmo de ser substituídas. Estas operações têm de ser feitas numa oficina especializada.