A ventoinha do radiador é uma peça-chave no sistema de refrigeração do automóvel. É ela que arrefece o radiador – o que, por sua vez, impede que o motor sobreaqueça. Quando é necessário (por exemplo, quando o carro está parado no trânsito), a ventoinha acelera a passagem do ar pelo radiador, o que faz com que a troca de calor seja mais rápida. Se a ventoinha do radiador tiver algum problema, pode pôr o motor em risco.
Para detectar se a ventoinha tem algum problema, começamos por fazer uma revisão visual e auditiva. Nos carros novos, a ventoinha é quase sempre muito silenciosa – e os ruídos são um sinal de alarme. Por outro lado, é preciso verificar se há algum fusível queimado e se os fios de alimentação da ventoinha estão intactos. Quando essa inspeção não é suficiente, medimos a corrente que passa nos fios de alimentação.
Finalmente, despistamos eventuais anomalias no sensor de temperatura e verificamos o nível do líquido de arrefecimento para afastar outras falhas que podem levar ao mau funcionamento da ventoinha.