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Quais são os pneus ideais para o meu carro? Que tipo de pneus devo escolher? Quanto custam os pneus do carro?

Escolher os pneus para o seu automóvel é quase como escolher um computador: quer um modelo que não se estrague com facilidade, que seja fiável, robusto, que dure alguns anos e, de preferência, a um bom preço. Nós compreendemos isso melhor do que ninguém e por isso lançámos uma nova ferramenta: o Simulador de Pneus da MyForce

A partir de agora, a troca de pneus deixa de ser um mistério. Pode saber de antemão quais são os preços e os modelos que temos disponíveis para si, assim como as suas características. O nosso simulador inclui o preço de pneus de marcas como a Goodyear, Bridgestone, Continental, Michelin e Fulda, sendo que algumas medidas têm descontos até 50%.

Mas para que possa realmente escolher a melhor relação qualidade/preço, queremos explicar com mais detalhe tudo o que precisa de saber para escolher os pneus do seu automóvel. Vamos a isso?

 

QUAIS SÃO OS PNEUS ADEQUADOS PARA O MEU CARRO?

A primeira coisa que deve ter em consideração são as medidas ou dimensões. Quando falamos de pneus, não há um tamanho único que sirva para todas as marcas e modelos de carros. É quase como escolher uma capa para o telemóvel! Deve então ter as medidas certas do pneu de modo a ajustar-se ao eixo, ao tamanho das jantes e ao peso do carro. 

COMO IDENTIFICAR O TAMANHO CERTO DO PNEU

Se não sabe bem qual é a medida indicada para o seu carro, pode consultar a ficha técnica do veículo. Contudo, o mais fácil é ver a parte lateral dos pneus que tem atualmente. Deve procurar algo num formato semelhante a este: 205/55 R16 91V. Anote esta combinação e interprete-a:

  • O primeiro número é a largura do pneu em milímetros: 205. 
  • O segundo número corresponde à altura do pneu relativamente à largura: 55.
  • A letra R indica que os pneus são radiais, e o número que se segue corresponde ao diâmetro da jante em polegadas: 16. 
  • O último número indica o índice de carga ou seja, o peso máximo que os pneus podem aguentar. O índice 91, por exemplo, indica que os pneus podem aguentar até 615 kg. 
  • Por fim, a última letra é o índice de velocidade que é a velocidade máxima que os pneus podem aguentar. Neste caso é a letra V, que corresponde a 240 km/h de velocidade. A letra H, que também é bastante comum, corresponde a 210 km/h. O W corresponde a 270 km/h. 

 

Agora, basta inserir esses valores no simulador da MyForce para encontrar os modelos compatíveis com o seu carro. Por exemplo, para essas dimensões o nosso simulador encontra 5 hipóteses, com preços que variam entre os 59€ e os 73€. 

 

OUTROS ASPETOS IMPORTANTES PARA ESCOLHER OS PNEUS

Depois de saber quais são as medidas certas para os pneus do seu carro, há outros aspetos que podem influenciar a sua escolha: 

  • o clima, pois impacta as condições da estrada. Se na zona onde vive é frequente sentir temperaturas abaixo de 7ºC no Inverno, deve considerar a compra de um conjunto de pneus de Inverno. Da mesma forma, se vive numa zona húmida ou chuvosa, deve privilegiar os pneus com boa aderência ao piso molhado. 
  • o estilo de condução, uma vez que uma condução agressiva exige melhor desempenho a nível de travagem e de consumo de combustível. Também deve ter em atenção a durabilidade e a estabilidade a altas velocidades.
  • o seu orçamento, já que irá encontrar sempre modelos com preços muito distintos. O ideal é procurar a melhor relação preço/qualidade, tendo em atenção os seus hábitos de condução. 

ESCOLHA OS PNEUS CERTOS SEM SURPRESAS

Não é por acaso que uma das perguntas que mais nos fazem é “como aumentar a vida útil dos pneus?”. Os pneus são das peças que mais se desgastam – daí existirem tantos mitos sobre onde, quando e como colocar pneus novos. O motivo para esta preocupação é claro: para muitos Portugueses, trocar os pneus é uma despesa extraordinária que têm dificuldade em suportar. 

Com o simulador da MyForce, fica a saber exatamente quanto vai pagar pelos seus pneus novos e pode fazer imediatamente a marcação online. Assim evita surpresas desagradáveis e consegue planear melhor o seu orçamento familiar. Mas como já explicámos acima, os pneus certos não dependem só das dimensões e do preço. 

É por isso que o nosso simulador apresenta não só o preço, como também os indicadores de desempenho na Etiqueta Europeia.

Compare todos estes fatores e escolha os pneus que melhor se ajustam ao seu orçamento, ao seu carro e ao seu estilo de condução.

 

CLASSIFICAÇÃO QUALIDADE/PREÇO

No nosso Simulador, os pneus estão classificados quanto ao seu preço em 4 categorias.

  1. O nosso melhor preço: a opção mais económica no nosso catálogo compatível com o seu veículo. 
  2. Opção económica: opção também económica, uma alternativa válida para clientes mais focados no factor preço. 
  3. A nossa recomendação: os pneus que oferecem melhor relação qualidade/ preço para o seu automóvel.
  4. Marcas premium: são as marcas com mais prestígio do mercado e geralmente as que apresentam preços mais elevados. Indicados para quem dá um uso intensivo ao carro, para veículos de alta cilindrada e de gama-alta ou para clientes que querem pneus de elevada qualidade. 

 

CRITÉRIOS DE DESEMPENHO DA ETIQUETA EUROPEIA

Após apresentarmos as opções de pneus de acordo com as medidas que inseriu, mostramos também os 3 critérios de desempenho que constam obrigatoriamente da Etiqueta Europeia desde 2012: 

Etiqueta Europeia de Eficiência do Combustível

Os pneus são responsáveis por 20% do combustível que o automóvel consome. Mas nem todos os pneus precisam da mesma quantidade de energia para rolar, o que significa que alguns modelos gastam menos combustível do que outros. Isso fez com se tornasse obrigatório classificar os pneus de acordo com a sua eficiência, tal como os eletrodomésticos ou as casas para comprar e arrendar. 

A classificação vai da letra A à letra G. Quanto mais próximo da A, menor o consumo de combustível (e, por consequência, menos dinheiro gastos e menos emissões de CO2). A diferença entre uma classificação A e uma classificação G pode chegar aos 7.5% de consumo extra de combustível. Segundo a Goodyear, isto pode representar uma poupança superior a 300€ em combustível durante a vida útil dos pneus! Mais do que suficiente para uma road trip pela N2, também já conhecida como a “route 66” Portuguesa… mas é só uma sugestão. 

 

Aderência em Superfície Molhada 

Tal como o nome indica, é a capacidade do pneu aderir à estrada quando o piso está molhado. Apesar de não ter impacto a nível ambiental, faz uma grande diferença em termos de segurança, pois o objetivo é classificar o desempenho da travagem em pisos molhados. 

Assim, a aderência é classificada de A a F, em que o A é a classificação mais alta e o F a mais baixa – ou seja, um pneu com aderência A proporciona uma travagem mais curta em piso molhado do que um pneu de categoria F. Os testes feitos de acordo com as normas europeias demonstram que, numa travagem a fundo a 80 km/h, um conjunto de pneus com classificação A pode resultar numa travagem até 18 metros mais curta em piso molhado face a um pneu com classificação F. 

 

Ruído Exterior do Rolamento 

A poluição sonora é um grande problema nas cidades, e os carros contribuem muito para isso. Além dos travões mal afinados que “chiam”, os pneus também podem gerar barulho e, no limite, até afetar o condutor em viagens de longa distância. Foi com estas duas preocupações em mente que a etiqueta da UE começou a classificar os pneus de acordo com as emissões de ruído externo.

Ao contrário dos restantes critérios, o ruído não é medido de A a F, mas sim em ondas. Quanto mais ondas, mais ruidoso é o pneu. Os pneus com apenas uma onda são os mais silenciosos. Cada nova onda significa mais 3 decibéis – ou o dobro do ruído. Portanto, os pneus com duas ondas já são considerados “moderados” mas cumprem os limites legais. Os pneus com 3 ondas estão acima dos limite que a Europa pretende implementar no futuro. 

Pneus Ideais - Comparar Preços

Ainda se lembra do nosso pneu 205/55 R16 91V, cujos preços variam entre os 59€ e os 73€? Agora podemos compreender melhor as diferenças de preços entre os pneus do nosso catálogo:

  • o pneu mais barato, de 59€, tem C na eficiência de combustível, B na aderência ao piso e duas ondas;
  • as 3 opções mais dispendiosas, todas as 73€, têm códigos de velocidade compatíveis ou superiores, mas classificações B e A;
  • finalmente, temos a nossa recomendação a 69€. Este pneu tem classificação A em ambos os indicadores, as mesmas duas ondas e fica mais económico que a opção mais premium! 

 

Agora vamos fazer outra experiência com um pneu ligeiramente mais pequeno, com as medidas 195/60 R15 88 H:

  • temos uma opção a 63€, com a classificação C na eficiência de combustível e B na aderência ao piso;
  • uma 2ª opção a 73€, mas que nos oferece uma eficiência de combustível B e uma classificação A na aderência ao piso. Apesar de ser 40€ no conjunto dos pneus, esta é a nossa recomendação. No entanto, mais uma vez, deve ter em consideração os seus hábitos. 

 

Esperamos que este artigo tenha dissipado todas as suas dúvidas sobre como escolher o pneu certo. Compare preços de pneus e faça uma escolha informada!

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