O que seria de nós se andássemos descalços? Ou com sapatos esfarrapados, de rasto destruído e sem qualquer proteção? Em primeira instância, iria estragar-nos os pés. Em segunda, o resto do corpo.
Transporte agora esta ideia para o universo automobilístico. Imagine um carro sem pneus. Ou com eles esfarrapados, de rasto destruído e sem qualquer proteção. Em primeira instância, iria estragar as rodas. Em segunda, o resto do carro. Pois bem, é isto que pode estar a acontecer com a sua viatura.
A ACAP – Associação Automóvel de Portugal, juntamente com a Comissão Especializada de Produtores de Pneus (CEPP), levou a cabo uma ação de sensibilização dos condutores para o estado dos seus pneus. Os pontos de análise foram a verificação das pressões e a verificação da profundidade do piso. Esta ação decorreu em várias zonas de Lisboa e apresentou-nos algumas surpresas. Ou talvez não ...
Surpresas que não são surpresas
Façamos um pequeno questionário: Quando foi a última vez que ...
- ... olhou para os pneus do seu carro?
- ... mediu a pressão dos pneus?
- ... trocou os pneus?
Se a resposta à primeira pergunta foi “não sei”, provavelmente também já sabemos a resposta às seguintes.
Os pneus são dos elementos mais importantes do carro. São eles o elo de ligação entre o carro e a estrada. São os seus sapatos. O mau estado dos pneus tem implicações diretas na condução e, consequentemente, na sua segurança e na de todos os que andam na estrada.
O estudo revelou que mais de 50% dos condutores tinham irregularidades no estado dos pneus. 36% dos automobilistas conduziam com pneus com valores de pressão diferentes dos recomendáveis pelos fabricantes automóveis. Destes, 20% encontravam-se com valores de pressão baixa e 13% em situação considerada muito perigosa.
No que diz respeito à profundidade do piso, 17% dos condutores apresentavam-se com os pneus em situação considerada perigosa. Destes, 5% encontravam-se além dos limites legais (1.6 mm).
Esta ação veio comprovar alguns aspetos que não devem orgulhar os nossos automobilistas: o seu descuido em relação ao estado dos pneus, a sua despreocupação em relação ao estado do seu carro e, mais grave do que tudo o resto, o seu descuido em relação à segurança rodoviária.
O seu carro e a sua segurança sobre rodas (e pneus)
Mas tudo tem solução. E esta passa por estar mais atento ao estado dos pneus. A nossa recomendação é que controle a pressão dos pneus e verifique regularmente a profundidade do piso.
Compreendemos que comprar pneus, trocar pneus, ou montar pneus seja um bicho de sete cabeças para grande parte dos automobilistas. É por essa razão que o melhor é entregar essa tarefa a um especialista. Na MyForce, podemos assegurar o bom estado, não apenas dos seus pneus, mas também da sua viatura. Desta forma, está a contribuir para uma maior longevidade dos pneus e a aumentar a segurança nas estradas portuguesas.
Se nos preocupamos – e bem! – com o nosso calçado, por que razão não nos devemos preocupar também com o “calçado” do nosso carro? Afinal, percorremos mais distâncias sobre pneus do que sobre solas.
Venha às nossas oficinas e faça um check-up gratuito à sua viatura. A verificação da pressão dos pneus e do estado do piso está incluída. O nosso profissionalismo também.
Conte connosco!