Manter a distância de segurança
Manter a distância de segurança é uma regra básica, mas muitos condutores continuam a facilitar. A 90 km/h, e se só demorar um segundo a reagir, o carro precisa de 106 metros para ficar completamente imobilizado. Por isso, tenha sempre o cuidado de manter a distância de segurança indicada para a velocidade a que está a circular. Assegurar a “distância de reação” é a única forma de evitar acidentes quando surge um obstáculo.
Utilize os espelhos retrovisores
Uma condução segura é uma condução defensiva. Por isso, use os espelhos retrovisores para controlar o que se passa atrás e na parte lateral do automóvel. Tal como o seu instrutor de condução deve ter recomendado, olhe pelos retrovisores cada vez que vai parar, estacionar, acelerar, ultrapassar outro carro, mudar de direção ou de faixa. E não estamos só a falar dos retrovisores laterais: não se esqueça do retrovisor interior!
Preste atenção às luzes
As luzes são um elemento essencial para garantir a sua segurança e a de outros condutores. O exemplo mais claro é usar os piscas para circular nas rotundas e evitar multas. Além disso, deve saber escolher as luzes de faróis adequados à luminosidade e à meteorologia. Só assim evita encadear os outros condutores ao mesmo tempo que o seu veículo permanece visível.
Se conduzir, não use o telemóvel
De certeza que já ouviu esta dica muitas vezes. Mas vale sempre a pena insistir na ferida, porque em 2018 os telemóveis foram responsáveis por 32% dos acidentes nas nossas estradas. Em 2019, 74% dos Portugueses usavam o telemóvel enquanto conduziam. Em fevereiro de 2022, em apenas uma semana, a polícia autuou 1400 pessoas por usar o telemóvel ao volante. Portanto, para bem da sua segurança e da sua carteira: se conduzir, não use o telemóvel.
Invista na manutenção do seu carro
Uma condução segura não depende só do condutor, também depende do carro. Para garantir a sua segurança na estrada, faça a revisão do automóvel na altura certa. A revisão pode incluir a mudança de óleo e filtro de óleo, o diagnóstico eletrónico, a substituição do filtro de ar, da correia de distribuição do filtro do habitáculo e de outros componentes sempre que necessário. Através de um Check-up Auto serão verificadas todas e quaisquer necessidades para garantir sempre a sua segurança na estrada.
Evite conduzir sob stress ou com cansaço
Há alguns anos, um inquérito a 19 países europeus chegou à conclusão que 17% dos condutores tinham adormecido ao volante nos dois anos anteriores. 7% dos acidentes deviam-se ao excesso de sono. E, no mesmo inquérito, Portugal era o 4º país em que os condutores mais adormeceram. Deve fazer pausas a cada 2-3 horas, esticar as pernas e evitar refeições muito pesadas. Se está a ter dificuldades em concentrar-se não arrisque, páre.
Preste atenção aos ciclistas
Em 2021, os acidentes com bicicletas aumentaram 20%. Há cada vez mais portugueses que optam pela bicicleta, mas ainda há poucas ciclovias nas cidades. Por isso, enquanto condutor, deve ter atenção redobrada nos cruzamentos e olhe em todas as direções, em vez de estar só à procura de veículos maiores. Ao mudar de faixa, mantenha alguma distância das bicicletas e evite movimentos bruscos que podem assustar o ciclista.
Adapte-se para conduzir à noite
Conduzir com menos visibilidade tem desafios que não deve menosprezar. Primeiro, dê tempo aos seus olhos para se habituarem à falta de luz. Evite olhar diretamente para os faróis dos veículos que circulam no sentido oposto. Depois, incline ligeiramente o espelho retrovisor para que os faróis do carros atrás de si não ofusquem a sua visão. E mantenha uma distância de segurança ainda maior porque não vê os obstáculos!
Conduzir com o vento
A maioria dos portugueses já se deparou com ventos fortes a conduzir em pontes ou viadutos nas autoestradas. Por vezes, o vento pode ser tão forte que altera a trajetória do veículo, por isso reduza a velocidade. Feche todas as janelas, certifique-se que a carga no tejadilho está bem presa e tenha cuidado ao ultrapassar veículos altos. Finalmente, tenha em consideração que a buzina pode não se ouvir em dias muito ventosos.
Calma ao trocar de faixa e ao ultrapassar
O excesso de velocidade é a principal causa de acidentes em Portugal. Contudo, os acidentes ao trocar de faixa também são frequentes. Conduza com calma, preste atenção às placas e não mude de faixa repentinamente. Se está a ultrapassar, use os retrovisores para ver os carros que vêm atrás de si. Ultrapasse o veículo à sua frente rápido e regresse assim que possível à faixa da direita. Se o estão a ultrapassar, reduza ligeiramente a velocidade e encoste-se no máximo à direita.
Antes de viajar, verifique os travões
Se vai viajar ou circular em estradas montanhosas, verifique sempre o estado dos travões. Se o pedal estiver a vibrar, provavelmente está na altura de substituir as pastilhas ou os discos. Ao mesmo tempo verifique sempre o estado dos discos de travão. No caso de notar mais dificuldade a travar enquanto o carro está com muita carga, evite travagens muito prolongadas. Se voltar a acontecer, procure uma oficina perto de si.
Mantenha uma posição correta
Ter atenção à sua postura enquanto conduz evita a fadiga muscular e problemas de circulação. No entanto, desengane-se se pensa que é apenas uma questão de conforto! Se passa muito tempo a conduzir, também é uma questão de segurança. Adotar uma posição correta permite-lhe controlar melhor o veículo e reagir com mais rapidez. Leia aqui o guia do Automóvel Clube de Portugal sobre a posição correta para conduzir.
E terminamos por hoje. Boas viagens, sempre em segurança!