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Encontrou uma fuga por baixo do carro? Acha que o seu carro está a perder óleo? Perder óleo é uma avaria muito comum quando certos componentes se aproximam do fim da sua vida útil. Por isso, assim que notar a primeira fuga no chão da garagem ou no local onde estacionou, saiba o que fazer!  

 

Para que serve o óleo do carro? 

Antes de mais, convém perceber quais são as funções do óleo:

  1. Lubrificação. As peças dentro do motor estão em constante rotação e fricção. Portanto, a principal função do óleo é lubrificar as componentes, reduzir o atrito e evitar o desgate das peças. Pela mesma razão, também diminui as emissões de CO2 e partículas para a atmosfera.
  2. Arrefecimento. A combustão e a fricção das partes mecânicas faz com que a temperatura dentro do motor seja muito elevada. O óleo ajuda a retirar o calor do motor, o que previne o sobreaquecimento.
  3. Limpeza. A fricção entre os componentes produz pequenos resíduos metálicos. Sem o óleo do motor, estas impurezas não são removidas e podem “entupir” o motor e reduzir muito a sua performance.
  4. Ação anticorrosão. Os óleos modernos têm aditivos que atuam contra os ácidos corrosivos que circulam no motor. No entanto, quando o óleo entra em contacto com o oxigénio, oxida e perde este poder. Essa é uma das razões pela qual deve mudar o óleo com frequência!

O carro perde óleo: que faço?

1. Perceba se é mesmo óleo

Em primeiro lugar, calma! Certifique-se de que se trata mesmo de uma perda de óleo. A fuga de óleo tem uma cor negra ou castanha muito escura. No entanto, o carro também pode ter outras fugas que podem induzir o condutor em erro, nomeadamente: 

  • líquido refrigerante (normalmente de cor verde, laranja, rosa ou azul esverdeado)
  • óleo da transmissão do carro (cor avermelhada ou acastanhada)
  • óleo dos travões (amarelado)
  • ou mesmo água, que é apenas condensação decorrente do uso do ar condicionado.

 

2. Analise a gravidade da fuga

A vareta do óleo está lá para nos ajudar a verificar o nível de óleo. No entanto, há alguns passos que deve tomar para garantir que a vareta é de facto o indicador correto:

  1. Comece por estacionar num piso plano. Um local inclinado vai dar-lhe leituras erradas;
  2. Aguarde 10 minutos com o motor desligado para que o óleo descanse dentro do reservatório;
  3. Limpe a vareta num pano branco com algum cuidado;
  4. Insira a vareta até ao fundo do reservatório e retire-a cuidadosamente;
  5. Verifique se o óleo se encontra entre as indicações “mínimo” e “máximo”.

✔ ️ Se o nível de óleo ainda estiver entre os limiares mínimo e máximo, pode respirar de alívio e procurar calmamente uma oficina.

Se o nível de óleo estiver abaixo do mínimo, pode ser uma avaria grave com potencial para gerar outra avaria ainda pior no motor. Por isso, recomendamos que encha o depósito ou, se possível, que evite conduzir. 

Se o nível do óleo estiver acima do máximo, trata-se de óleo em excesso! No caso de ter adicionado óleo a mais, há o risco de começar a arder. Por isso, não circule com o carro e contacte a assistência retirar o óleo excedente.

 

3. Procure a causa da fuga

As potenciais causas de uma fuga de óleo são tantas que o melhor é confiar essa análise a um profissional.

Habitualmente, há três principais causas: fuga pelo reservatório, pelo turbo ou pela junta da cabeça do cilindro. Há uma quarta hipótese, associada a revisões pouco cuidadosas, em que podem ter forçado a junta da cabeça do cilindro ou encheram demasiado o depósito. 

Dependendo da origem da avaria no seu carro, a resolução é muito diferente.  Por exemplo, a fuga a partir da junta da cabeça do cilindro é mais difícil de arranjar e, à partida, é mais dispendiosa. Esta avaria requer um procedimento mais exaustivo que as outras para garantir que o líquido refrigerador e o óleo não se misturam, o que seria catastrófico para o motor.

Se houver uma fuga no reservatório, provavelmente será mais fácil de resolver. Habitualmente, trata-se de um parafuso mal apertado ou a arruela que precisa de ser substituída. Ambas são reparações rápidas e simples.

Uma avaria no turbo pode dever-se a dois motivos: ou atingiu o fim de vida útil do turbocompressor, ou está a usar um óleo de má qualidade. Na MyForce recomendamos usar sempre o óleo recomendado pelo fabricante e de marcas reconhecidas. Por outro lado, a troca completa de um turbocompressor acarreta custos muito mais avultados.

Finalmente, como já explicámos, uma revisão pouco cuidadosa pode interferir com o normal funcionamento do sistema de lubrificação. Por isso, faça sempre a revisão numa oficina que mantenha a garantia do fabricante.

Como evitar fugas de óleo? 

Depois de solucionar o problema, adopte algumas boas práticas para reduzir problemas com o óleo do carro no futuro:

  • Em primeiro lugar, utilize sempre o óleo recomendado pelo fabricante e evite óleos de baixa qualidade. Os óleos mais fracos contêm impurezas que danificam as partes mais cruciais no automóvel. Para poupar uns euros no óleo, está a hipotecar o seu motor.
  • Em segundo lugar, é recomendável trocar o filtro do óleo quando troca o óleo do motor. A função do filtro do óleo é precisamente filtrar as impurezas que ficam no óleo quando este lubrifica os diferentes componentes mecânicos do motor, como resíduos de combustão ou fragmentos metálicos. Por isso, um filtro antigo reduz a quantidade de óleo que passa para o motor.

Esperamos que agora esteja consciente da importância de verificar regularmente o nível de óleo e de usar apenas as marcas de óleo lubrificante recomendadas pelo fabricante. A par desta informação, devia saber como mudar o óleo do carro, os tipos de óleo que existem e a sua durabilidade


Para a revisão oficial do carro, pode contar sempre com os profissionais das oficinas MyForce!

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