Uma das maiores incertezas ao organizar umas férias é saber o que temos de fazer se tivermos de alugar um carro. Muitas vezes sentimo-nos perdidos, porque não sabemos que tipo de carro escolher ou quais são as cláusulas habituais que nos farão assinar nas agências de rent-a-car.
Em seguida, deixamos-lhe 5 importantes dicas para alugar carros importantes e que deve ter em conta na hora de alugar uma viatura:
1. Compare online as agências de rent-a-car
As novas tecnologias têm ajudado muito a encontrar os preços mais competitivos. Da mesma forma que existem comparadores para hotéis, também existem comparadores de carros e preços no mundo do short renting automóvel, pelo que este tipo de websites e aplicações ajudará a que a tarefa de alugar carro se torne o mais fácil possível.
2. Escolha o tipo de carro adequado às suas necessidades
É importante estar atento ao tamanho do carro que mais lhe convém. Por esse motivo, devemos escolher entre um carro pequeno (se viajamos em casal), um carro médio (se viajamos enquanto casal com 1-2 filhos) ou um carro grande (se viajam mais de 4 pessoas). Também deverá ter em conta o espaço para bagagem, sobretudo quando se viaja com crianças.
3. Confirme o tipo de combustível e nível do depósito
Algumas agências de aluguer de automóveis exigem que o depósito seja entregue cheio e outras vazio. Esta cláusula, por vezes encontra-se numa letra mais pequena, pelo que é importante garantir a leitura de todo o documento da reserva.
No caso desta opção poder ser escolhida pelo condutor, recomendamos que opte por entregar cheio, já que geralmente as agências cobram mais pelo combustível em falta em comparação com um posto de abastecimento normal.
4. Analise o preço total do aluguer do carro e seguro incluído
O processo de como alugar um carro não implica pagar apenas pela sua utilização. O contrato de aluguer automóvel implica igualmente a contratação de diversos seguros que encarecem o seu valor final. Alguns aspetos que deve ter em conta são:
Valor da franquia
Diz respeito ao valor máximo que terá de pagar se o carro sofrer algum dano.
Valor da caução
Normalmente corresponde à quantia que a empresa de aluguer deixa bloqueada na sua conta ou cartão de crédito e que lhes serve como garantia. Se no momento de devolver o carro, este apresenta algum dano, cobrar-lhe-ão o valor correspondente diretamente.
Tipo de seguro requerido
Relativamente a este ponto, há que ter em conta os vários tipos de seguros e coberturas abrangidas:
- Seguro obrigatório e de responsabilidade civil: É o tradicional seguro “contra terceiros”, ou seja, cobre os danos que possamos causar a outros condutores e os seus veículos. Vem incluído no preço do aluguer do carro;
- Cobertura por danos de colisão: existem seguros que podem incluir diversas franquias e dependendo da agência, podem cobrir mais ou menos danos. A cobertura por danos de colisão isenta o condutor de qualquer gasto associado a avarias ou danos do carro;
- Coberturas adicionais: As empresas costumam disponibilizar outro tipos de coberturas opcionais, tais como proteção em caso de roubo, vidros partidos, pneus danificados, etc.
5. Tenha atenção aos locais da recolha e entrega
O mais habitual é que as agências de aluguer de automóveis estejam presentes nos aeroportos. No entanto, em algumas ocasiões e consoante o tipo de viagem, poderá ser mais cómodo recolher e devolver noutra localização da agência, como por exemplo, no centro das cidades. Identificar bem todos os locais disponíveis poderá ajudá-lo na sua decisão.
Com estes conselhos, não terá qualquer dificuldade sobre como alugar carro da forma mais correta. Recorde apenas que terá de levar consigo a carta de condução e um cartão de crédito para evitar problemas ao chegar.
Desfrute a sua estadia e viaje em segurança!