A praia e a montanha são os destinos de eleição para viajar durante os meses de Verão. No entanto, quando fazemos uma viagem de carro não temos necessariamente que nos dirigir para a costa, praia ou mar. Os destinos pelo continente europeu são cada vez mais populares entre os jovens que se atrevem a assumir o volante.
Se faz parte deste grupo mais ousado, deverá garantir que tem o seu carro preparado para qualquer imprevisto na estrada, bem como assegurar que tem toda a documentação necessária nos países que decidiu visitar.
Em todo o caso, siga as nossas 5 principais recomendações para viagens de carro na Europa.
1. Tenha atenção ao estado dos pneus
Antes de iniciar a longa viagem na qual irá percorrer centenas ou mesmo milhares de kms, deve confirmar o estado dos pneus do veículo.
Verifique que não estão gastos ou estragados e que mantêm uma profundidade de pelo menos 1,6 mm, uma vez que é a profundidade mínima obrigatória pelo código da estrada.
Se observar algum aspeto estranho nos pneus ou notar que a condução está diferente, dirija-se o mais rapidamente possível a uma oficina especializada na manutenção integral de automóveis. Um furo ou rebentamento de um pneu na estrada pode provocar um acidente aparatoso. Não arrisque!
2. Verifique bateria, motor, travões, faróis e filtros
Antes de iniciar viagem, também deverá ter cuidado com os elementos mais importantes do seu carro.
Verifique se a bateria, motor, travões, faróis e filtros se encontram em perfeitas condições para realizar uma viagem tão longa. Prevenir é melhor que remediar, principalmente fora do seu país. Trate dos pormenores do seu carro com antecedência para evitar ter que recorrer a assistência
3. Respeite os limites de velocidade
Informe-se antes de viajar relativamente aos limites de velocidade dos países que vai visitar. Ainda que a maioria dos países comunitários como a Bélgica, Finlândia e Espanha tenham o mesmo limite de velocidade que Portugal (120 kms/h em autoestrada), convém averiguar previamente se este não varia noutros casos. Por exemplo, na Alemanha, Eslovénia, França, Grécia ou Luxemburgo, o limite passa a ser de 130 kms / hora.
Informe-se aqui de todos os limites de velocidade na União Europeia e conseguirá evitar uma multa ao volante.
4. Atenção ao uso de luzes e faróis
Da mesma forma, dependendo do país europeu para o qual viaje, deverá informar-se sobre o uso dos faróis durante o dia.
Ainda que em Portugal não seja obrigatório utilizar os faróis durante as horas diurnas, noutros países do continente poderá ser. No total, são 15 países europeus que obrigam o uso de faróis durante o dia. Por exemplo, na Bulgária e na Croácia só nos meses de Inverno é que é obrigatório a utilização de luzes durante todo o dia. Noutros países, é obrigatório ter as luzes do seu carro ligadas unicamente em horas de visibilidade reduzida e em túneis. Informe-se para que não faça nenhuma infração!
Caso esteja com os faróis fundidos, avariados, inconstantes ou com alguma anomalia, dirija-se a uma oficina auto especializada.
5. Atenção ao cinto de segurança, taxa de álcool, documentação e seguro
Além destas diretrizes básicas que o ajudam a garantir que a sua viagem pela Europa é bem-sucedida, deverá igualmente ter em conta outros fatores, tais como o uso do cinto de segurança e a taxa de álcool permitida.
Por último, mas não menos importante, não se esqueça de transportar consigo a documentação necessária dentro do carro. Verifique as características do seu seguro e qual a assistência rodoviária a que terá direito.
Toda esta preparação será útil e irá permitir que viaje com mais calma.
Aproveite o velho continente ao volante!