Com o aproximar das temperaturas mais quentes do ano, é tempo de cerrar fileiras e concentrar esforços no combate ao calor escaldante. Caso viaje regularmente de carro, torna-se indispensável ter um bom ar condicionado auto a funcionar em condições.
Imagine este filme: 40º C e nenhuma pontinha de vento. O calor ondula-nos à frente dos olhos e quase vislumbramos umas palmeiras a rodear um lago de água fresca. Até parece um oásis. Transpiramos em bica e mal conseguimos andar. Só mais uns metros. A custo, entramos no carro. Missão cumprida! Abrir janelas? Não, é melhor não. Ar condicionado do automóvel no máximo. 100 graus negativos, vamos a isso... E de repente: Ar quente. Ar muito quente. Ar cada vez mais quente. Ar condicionado avariado. Nãããooo!
Todos conhecemos estas imagens de terror. Infelizmente, muitos de nós já fomos o ator principal. Mas felizmente, há a MyForce. Em seguida, partilhamos um conjunto de dicas para usar o AC auto no Verão.
Dicas de manutenção do ar condicionado automóvel
O ar condicionado para veículos, tal como a maioria das peças de desgaste de um automóvel, requer uma manutenção periódica. Para mal dos nossos pecados (e da nossa temperatura corporal), só nos lembramos disso quando precisamos dele.
O seu uso frequente causa, naturalmente, um desgaste de todos os seus componentes. Mas também não deve deixar de usá-lo. Na verdade, se o ar condicionado do carro não for usado com alguma regularidade – sugerimos 2 a 3 vezes por mês – ele começa a perder a sua eficácia.
Em seguida, damos-lhe mais algumas dicas para prolongar a vida útil do sistema de ar condicionado nos dias quentes de Verão:
- Evite dar à ignição do carro com o ar condicionado ligado. Primeiro deve ligar o motor, só depois o ar. Deve desligar, também, primeiro o ar e só depois o carro;
- Ligue sempre primeiro o ventilador antes de carregar no botão do AC – especialmente se a temperatura no veículo for muito alta;
- Não ligue o AC se o motor estiver numa rotação superior a 3.000 rpm – prejudica o compressor do ar condicionado. Portanto, aponte esta dica: com o veículo em movimento, ponha o pé na embraiagem. A rotação do motor vai reduzir. Aproveite esse momento para ligar o ar condicionado;
- Troque o filtro de ar a cada 15.000 km. Este aspeto tem uma ligação direta à qualidade do ar que respira. Venha à MyForce e nós tratamos deste tema por si.
Há coisas que só os especialistas têm capacidade de trabalhar – daí serem especialistas. As razões pelas quais é recomendado fazer a manutenção periódica do AC automóvel são essencialmente duas: garantir o bom funcionamento e a higiene do sistema
Problemas frequentes no sistema de ar condicionado
Há problemas que surgem mais frequentemente nos sistemas de ar condicionado auto e aos quais deve prestar mais atenção. São eles os seguintes:
- Baixo nível de refrigeração: se o ar condicionado for poucas vezes utilizado, o líquido refrigerante tende a diminuir, conduzindo a uma perda da sua eficácia. Isto irá originar uma fraca refrigeração do ar, um dos problemas mais frequentes dos sistemas de climatização auto. Aconselhamos que verifique os níveis do líquido refrigerante pelo menos uma vez por ano;
- Maus cheiros: muitas vezes, ao ligar o ar condicionado, pode sair um mau cheiro que empesta todo o habitáculo. São germes que se acumulam no filtro de habitáculo e que vão passar para o interior do mesmo. Esses germes crescem muito rapidamente no painel e, se não forem removidos a tempo, contribuem para o mal-estar do condutor e dos respetivos ocupantes;
- Humidade no AC: o ar condicionado é o principal responsável pelo arrefecimento, secagem e limpeza do ar dentro do automóvel. Logo, um dos sinais que indicam que o ar condicionado do carro não está em perfeitas condições é o surgimento de humidade – as suas partículas impedem a refrigeração eficaz do ambiente, obrigando o AC a ficar ligado mais tempo, levando a um enfraquecimento da bateria e a um maior consumo de combustível;
- Avarias mecânicas relacionadas: se o compressor e/ou o condensador avariarem, se a embraiagem não funcionar nas melhores condições ou se as válvulas não estiverem a 100%, é provável que o funcionamento do ar condicionado saia prejudicado;
- Sujidade no condensador: a função do condensador é arrefecer os vapores do fluido refrigerante. Quando este se encontra muito sujo – graças a poeiras, folhas ou outras impurezas – o seu funcionamento é prejudicado. O fluxo de ar não circula livremente e não há arrefecimento do ar.
Substituição do filtro de habitáculo
Com a revisão e manutenção do ar condicionado do carro, nunca estará um calor dos diabos nem um frio de rachar na sua viatura. Você comprou um carro, não uma sauna nem uma arca frigorífica. Com o tratamento do ar condicionado auto na MyForce, pode contar com a temperatura ideal: a sua.
Um dos serviços que mais recomendamos serem feitos no âmbito da manutenção do AC automóvel é a troca do filtro de habitáculo, pois após 1-2 anos este acumula bastante sujidade e tem impacto direto na qualidade do ar que respira. Não descure esta manutenção!