Se é daquelas pessoas que ruma a um lugar diferente todos os fins de semana ou que vai passar as datas festivas longe de casa, esta checklist é para si.
Antes de se fazer à estrada, prepare-se: é melhor fazer double-check do que ter uma multa ou ficar encurralado na neve! Preparámos uma checklist para viagens de carro especialmente para si.
1. Documentos
Dica nº 1 para evitar multas: não deixe ficar nenhum documento em casa! Quando viaja de carro, deve ter sempre consigo estes documentos:
- Certificado do seguro automóvel;
- Documento único automóvel (DUA);
- Ficha de Inspeção Periódica Obrigatória;
- Carta de condução e um documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte).
2. Kit de Segurança
Além dos documentos, deve confirmar sempre o estado dos elementos de segurança obrigatórios:
- Pneu suplente;
- Triângulo;
- Colete refletor;
- Kit de primeiros socorros.
Lembre-se que um azar nunca vem só: se tiver um acidente e não tiver o triângulo e o colete refletor, está sujeito a duas multas entre os 120€ e os 600€.
Se vai viajar para outro país, não se esqueça de verificar os requisitos específicos de cada código da estrada. Em Espanha, por exemplo, é obrigatório ter 2 triângulos de sinalização.
3. Pressão e desgaste dos pneus
Os pneus são os únicos elementos do seu carro que estão em contacto direto com a estrada. Por isso, seja Verão ou Inverno, tem de garantir que eles estão sempre em bom estado, preparados para variações de velocidade e mudanças de vias. Uma das coisas mais importantes é verificar a pressão dos pneus e certificar-se que está de acordo com a recomendada pela marca.
Os pneus desgastados não aderem ao piso e a condução torna-se menos segura, especialmente em piso molhado. Se vai viajar para zonas com climas rigorosos, em geada ou neve, pondere equipar o carro com pneus de inverno ou correntes de neve. Este tipo de pneus tem mais sulcos (ou ranhuras) e, assim sendo, adere melhor à estrada.
4. Nível do óleo do motor
Quer evitar um aviso no painel de controlo a meio da viagem? Então, o melhor é mesmo verificar o óleo antes de viajar:
- Deixe o carro trabalhar durante 5 minutos ou faça uma pequena viagem para que o motor atinja a temperatura correta;
- Depois retire a vareta do óleo, limpe-a com um pano velho, e volte a pô-la no tubo;
- De seguida, retire-a novamente e meça o óleo pela mancha da vareta – se já estiver no fundo, o melhor é reabastecer antes de partir. Assim, irá evitar um imprevisto na estrada.
5. Nível do líquido refrigerante
Normalmente, o líquido de refrigeração é trocado a cada 2 anos ou a cada 40.000 kms (o que acontecer primeiro). Mas se está a verificar o óleo, vale a pena inspecionar também o nível de líquido refrigerante. Este líquido evita que o motor sobreaqueça mas, ao mesmo tempo, funciona como anticongelante. Ou seja, durante o Inverno evita que as componentes do motor congelem.
6. Luzes: máximos, médios e mínimos
Nunca vá de viagem sem verificar as luzes do carro, até porque não pode circular com luzes avariadas. Verifique os máximos, médios, mínimos, luzes traseiras, luzes de travão e luzes de mudança de direção.
Os nossos mecânicos recomendam ter um kit de lâmpadas essenciais para qualquer imprevisto.
7. Escovas do limpa pára-brisas & líquido de limpeza
As escovas pára-brisas também são elementos de segurança importantes do carro. Ainda que deva fazer uma manutenção adequada ao longo de todo o ano, no Inverno deve prestar especial atenção às escovas. Nos meses mais chuvosos, é essencial que as escovas e o desembaciador consigam limpar bem o vidro para não comprometer a visibilidade.
8. Tubo de Escape
Talvez seja o passo mais simples: inspecione o escape visualmente para garantir que não tem qualquer fuga.
9. Travões
Outro item que não podia faltar nesta checklist são os travões. Os discos e as pastilhas dos travões desgastam-se com muita facilidade, por isso fique atento aos sintomas e troque as pastilhas antes de ser tarde demais.
10. Estado da Bateria
Tenha o cuidado de inspecionar o estado da bateria, já que este é um elemento fundamental para movimentar o seu carro. Certifique-se de que a bateria do motor está bem carregada para que não aconteça o pior: tentar ligar o carro e… nada!
É normal a bateria perder capacidade de reter energia com o tempo, mas a situação complica-se com as temperaturas frias, que tornam as reações químicas da bateria mais lentas.