Vai realizar uma viagem de carro longa? Por exemplo, numas férias, num fim de semana fora ou mesmo fazer uma viagem de trabalho?
Então leia este artigo com atenção. Iremos falar da importância de se preparar bem para este tipo de viagens e de como alcançar o objetivo de evitar indisposições no carro.
Quais as principais indisposições nas viagens de carro?
Muitas pessoas são propensas a sofrer problemas de desconforto em viagens de carro que envolvem mais quilómetros. As queixas mais comuns durante estas viagens prolongadas são:
- enjoos, tonturas e náuseas
- vómitos
- dores de cabeça
- problemas de circulação
- fadiga
- calor
Todos estes sintomas afetam cada pessoa de forma muito diferente, de acordo com a sua saúde, sensibilidade e outros fatores pessoais.
Porque ocorrem as indisposições no carro?
O movimento do automóvel tem repercussões nos ouvidos, olhos, articulações e pele. Temos tendência a enjoar no carro se os sinais recebidos pelo cérebro (através das diferentes partes do nosso corpo) forem incongruentes. Esta situação acontece geralmente quando a visão capta um determinado movimento (de lado), mas que é distinto da realidade captada pela pele (um movimento para a frente).
Estar sentado muito tempo nas viagens de carro pode gerar problemas de circulação em várias partes do corpo. A médio-longo prazo, e segundo especialistas em Cirurgia Vascular, também podem desencadear tromboses venosas.
Como evitar ficar mal disposto no carro?
Em seguida, listámos as 6 dicas essenciais para evitar indisposições em viagens e combater o mal-estar. São elas:
1. Mantenha uma boa hidratação
Assegure-se que viaja com líquidos suficientes para se hidratar ao longo de toda a viagem. Água, sumos, ou batidos são uma ótima opção, ao contrário do álcool e do café.
2. Faça paragens regulares para descanso
É aconselhável parar a cada 200 kms, ou a cada 2 horas, tanto para o condutor como para os restantes ocupantes. É uma oportunidade para esticar as pernas, refrescar-se, comer e porque não, também conhecer eventuais pontos de interesse.
3. Escolha roupa confortável para a viagem
É importante usar roupa fresca e cómoda, evitando as peças muito justas e em materiais sintéticos não transpiráveis. Ter um chapéu à mão e protetor solar permite-nos combater insolações e proteger a pele do sol. Não se esqueça também dos óculos de sol que lhe permitem cuidar dos seus olhos e evitar encandeamentos.
4. Controle a sua postura dentro do carro
O trajeto será muito mais confortável se viajarmos com os músculos relaxados e evitarmos as posturas forçadas, permitindo uma melhor circulação do sangue. Procure fazer de forma regular exercícios de flexão e extensões nos braços e nas pernas.
5. Olhe maioritariamente para a frente
Tente viajar a olhar sempre em frente, evitando posturas contrárias à direção do veículo. É sempre preferível focar a vista nos pontos da paisagem que menos se movam, como por exemplo uma montanha ou qualquer elemento mais afastado no horizonte.
6. Em caso de dúvida, consulte o médico
As grávidas ou as pessoas com doenças cardiovasculares, respiratórias ou com algum problema interno no ouvido devem consultar o seu médico antes de iniciar uma viagem de carro mais longa, sobretudo se não estiverem habituadas a este tipo de deslocações.
Ao aplicar estes conselhos, as suas viagens serão bastante mais cómodas e evitará eventuais complicações desnecessárias.