O óleo do carro é um elemento essencial para o funcionamento do motor e para evitar a deterioração do mesmo. A função do óleo é manter as peças lubrificadas e refrigeradas quando o motor atinge temperaturas altas e evitar os danos por atrito. Por ser tão importante, é necessário rever regularmente o nível do óleo assim como mudar o óleo com frequência.
Quando trocar o óleo do carro?
Recomendamos mudar o óleo do seu carro uma vez por ano, embora isso dependa das indicações do fabricante, da idade do carro e dos quilómetros percorridos. Se superar o número de quilómetros indicados pelo fabricante ou o tempo que foi estipulado, deve trocar o óleo mais cedo.
De quantos em quantos kms devo mudar o óleo?
No caso dos óleos sintéticos, deve mudar de óleo entre os 10.000 e os 20.000 quilómetros. Se já fez estes quilómetros, troque de óleo mesmo que não tenha passado um ano desde a última mudança. Aqui ficam os tempos médios de vida útil dos óleos mais comuns:
- o óleo mineral 15W40 deve ser trocado a cada 5.000 kms;
- o óleo semi-sintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 kms;
- o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 kms;
- o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 kms, sempre dependendo e seguindo as indicações preconizadas pelo fabricante.
Qual é o óleo recomendado para o seu carro?
É muito importante escolher corretamente o óleo a utilizar. Há vários tipos de óleo no mercado, os quais têm diferentes desempenhos. Respeite sempre o tipo de óleo para carro que foi pensado pelo fabricante assim como a sua norma. Assim poderemos ter a certeza que estamos a respeitar as verdadeiras necessidades do seu motor
O que é a viscosidade do óleo?
Como o óleo tem de estar sempre a circular, este deve manter a viscosidade suficiente para os momentos em que o motor aquece. Ao mesmo tempo, precisa de manter a fluidez quando o motor estiver frio: só assim consegue proteger o motor do desgaste em diferentes temperaturas.
Quando estiver a ver rótulos, a letra ‘W’ refere-se à viscosidade do óleo:
- o primeiro número antes do W é a viscosidade a frio (por exemplo, 5 no óleo 5W30, e 10 no óleo 10W40).
- o segundo refere-se à viscosidade quando o motor atinge 100 graus (ou seja, 30 no óleo 5W30 e 40 no óleo 10W40).
Dependendo destes valores, o lubrificante circula mais depressa quando o motor arranca
Qual é o melhor óleo para carros a gasolina?
Não há necessariamente um óleo melhor para todos os carros a gasolina, tal como não há um óleo ideal para todos os carros a gasóleo. O que deve fazer é seguir sempre os parâmetros indicados no livro de manutenção do automóvel. Mais uma vez, a maior preocupação deve ser sempre respeitar aquilo que o fabricante pensou para aquele motor em questão.
As três classificações mais comuns são a da ACEA, API e SAE. Como esta última diz respeito à viscosidade, vamos focar-nos nas duas primeiras.
Nas indicações da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), as letras têm o seguinte significado:
- letra A: refere-se aos motores que utilizam gasolina;
- letra B: refere-se aos motores que utilizam gasóleo;
- letra C: refere-se aos veículos equipados com filtro de partículas.
Nas classificações do Instituto de Petróleo Americano (API), o significado das letras é:
- letra S: refere-se aos motores que utilizam gasolina;
- letra C: refere-se aos motores que utilizam diesel/gasóleo.
Posso usar óleo para motores a gasóleo num motor a gasolina?
Tecnicamente sim, se tiverem classificação A3/B3 (ACEA) ou SL/CF (API). No entanto, deve confirmar sempre as especificidades do óleo e consultar uma oficina especializada. Para quê arriscar? Respeite sempre o fabricante.
Qual é a diferença entre um óleo sintético e um óleo mineral?
Existem dois tipos principais de óleos para automóveis: monograduados e multigraduados. Os óleos multigraduados oferecem duas temperaturas, uma temperatura a frio e outra quente, o que os torna mais eficazes a reagir às mudanças de temperatura. Consoante a sua constituição, estes óleos multigraduados podem ser classificados em três tipos.
Tipos de Óleos Multigraduados
Os óleos multigraduados podem ser de 3 tipos:
- Minerais: possuem uma base refinada de petróleo.
- Sintéticos: possuem um tratamento especial com aditivos que ajudam a cuidar melhor do motor e que são apropriados para motores sob enorme pressão. Os óleos sintéticos têm um impacto positivo em muitos aspetos, pois melhoram o arranque a frio e cuidam do filtro de óleo e das peças do motor por mais tempo. Portanto, na maioria dos casos, obtém uma performance superior com um óleo sintético que respeite as recomendações do fabricante. Mas independentemente destas melhorias, é recomendável trocar de óleo uma vez por ano.
- Semi-sintéticos: mistura características dos 2 primeiros para obter um óleo intermédio, com uma base sintética e outra mineral, e permitem uma utilização segura do motor em qualquer circunstância.
Quais são as melhores marcas de óleos para carros?
Na mudança de óleo, a MyForce utiliza os lubrificantes Galp, Castrol e Repsol, amplamente reconhecidos como três dos melhores óleos para carros do mercado.
O que acontece se deitar óleo a mais no motor?
Se deitar óleo a mais, o óleo pode chegar a outras peças, nomeadamente à cambota. Isto pode danificar a cambota e outras peças do motor, além de poder originar fugas de óleo. Ao haver fuga para o exterior do motor, é igualmente possível que comece a arder. Sempre que acontecer uma situação de ter colocado óleo a mais, não deve circular com a viatura. Chame a Assistência e numa oficina especializada será-lhe retirado esse excesso de óleo.
O que devo fazem além de mudar o óleo?
Além de mudar o óleo, é fundamental trocar sempre o filtro do óleo. Se não mudar este filtro, ele acumula resíduos ao longo do tempo, o que acaba por fazer com que menos óleo chegue ao motor, com consequências muito gravosas para o mesmo.
Onde posso mudar o óleo do carro?
Apesar de algumas pessoas mudarem o óleo do carro em casa, é sempre aconselhado fazer a revisão ou manutenção do seu veículo numa oficina especializada com profissionais habilitados. Lembre-se que um óleo não indicado para o seu carro pode destruir completamente o motor… e a “poupança” rapidamente se transforma num prejuízo terrível.
Quanto custa a mudança de óleo do carro?
Nas Oficinas MyForce irá encontrar profissionais competentes, integrados num sistema de formação contínuo e que lhe vão proporcionar um serviço de qualidade, com preços competitivos e que mantém a garantia do fabricante.