Para muitas pessoas, o Verão é sinónimo de praia e férias. Se também é daquelas pessoas que não dispensa alguns dias de areia, mar, sol e calor, então preste atenção aos 6 cuidados a ter com o carro nas férias que listámos detalhadamente para si.
1. Cuide do motor do carro
Porquê? O motor merece a nossa atenção em qualquer época do ano, mas é especialmente importante se vai submeter o seu automóvel a condições diferentes das habituais. Se o seu carro é mais utilizado em áreas urbanas e com clima seco, levá-lo para zonas de praia, com mais humidade relativa e salinidade, pode provocar mudanças no motor do veículo.
Solução: Recomendamos que faça uma revisão ao veículo após o regresso de férias – e melhor ainda se tal coincidir com a Revisão Oficial do carro! Assim, terá a certeza que o seu carro ficará nas mais perfeitas condições para voltar à “vida de estrada” normal.
Caso já não faça a manutenção periódica do seu carro há mais de 12 meses, ou se teve o seu veículo parado durante um longo período de tempo, justifica-se fazer uma revisão antes das férias. No seu check-up antes de partir em viagem, verifique os seguintes pontos:
- estado do motor
- nível do óleo do motor
- desgaste e pressão dos pneus
- pastilhas de travão
- filtros do automóvel (óleo, habitáculo, ar e combustível)
- carga da bateria
- nível do líquido de refrigeração
- luzes
- escovas limpa-vidros
2. Recarregue e limpe o ar condicionado
Porquê? Ficar sem ar condicionado em plena onda de calor? Impensável! Se nota que o seu A/C já não faz frio – ou que tem de ligar sempre o A/C no máximo para atingir uma temperatura agradável dentro do habitáculo – passe pela oficina antes de ir de férias ou no início de cada Verão.
Solução: Este é um daqueles casos em que é melhor “prevenir do que remediar”, até porque a prevenção é bastante simples. Faça a recarga do ar condicionado a cada 2 anos para que este se mantenha a funcionar em perfeitas condições. Recomendamos ainda fazer a higienização do habitáculo e do sistema de ar condicionado para evitar a propagação de bactérias e vírus através do sistema de circulação de ar.
Procure a nossa oficina MyForce mais perto de si para usufruir das nossas campanhas de Verão e vá de férias sem preocupações!
3. Evite conduzir por caminhos de areia
Porquê? Em Portugal, não é raro que algumas praias e reservas naturais sejam acessíveis por caminhos não alcatroados. Contudo, os caminhos de areia são particularmente perigosos: quando a areia se aloja no motor, pode causar-lhe danos significativos.
Solução: Como é impossível evitar que a areia da praia se aloje em alguma parte do motor, o melhor é evitar as estradas de areia e, sempre que possível, fazer o resto do caminho a pé. Outro conselho importante: não leve um veículo rent-a-car para uma estrada de areia! Se o veículo ficar danificado poderá vir a ter que se responsabilizar pelos seus danos.
Obviamente, se o seu veículo é um todo-o-terreno ou um SUV, esta regra não se aplica com tanta rigidez. Este tipo de automóveis está preparado para vários pisos, incluindo terrenos menos cuidados, por isso pode partir à aventura descansado.
4. Proteja o carro do Sol
Porquê? A exposição prolongada ao calor pode danificar a pintura do seu automóvel. E quem é que nunca se queimou ao tocar no volante depois de algumas horas ao Sol? Os materiais usados no volante, nos painéis de controlo e até nos cintos de segurança são condutores de calor, pelo que a temperatura no interior do carro é sempre superior à temperatura exterior.
Solução: Convém que tente sempre estacionar o mais perto possível do mar, uma vez que a brisa fará com que o veículo tenha uma melhor ventilação e não aqueça tanto. Mas, sempre que possível, estacione de forma a que o motor fique do lado oposto ao mar. Também nunca é demais relembrar que deve usar um protetor refletor que tape o volante e o vidro da frente, para não se queimar ao reiniciar a condução.
Já em relação aos danos na pintura do carro devido ao calor, outro cuidado extra que pode ter com a sua viatura no Verão é aplicar uma cera protetora sobre a cor do seu carro. A cera mantém a cor original no melhor estado possível e é bastante mais económica do que voltar a pintar o seu carro na totalidade depois de horas prolongadas ao Sol.
5. Limite a bagagem a transportar
Porquê? O excesso de peso sobrecarrega a suspensão, o que aumenta o risco de acidentes. Circular com atrelados ou carga no tejadilho também altera o centro de gravidade do automóvel, o que prejudica a estabilidade do carro e o obriga a ter cuidados extra. Por último: quanto menor for o peso dentro do veículo, menos combustível vai consumir!
Solução: Se dá por si a perguntar “como consigo colocar todas as malas no porta bagagens?”, temos alguns conselhos para si. Viaje apenas com o essencial, verifique o limite de peso do seu carro e distribua o peso o melhor possível para não comprometer a estabilidade do veículo. Se o seu “essencial” ainda inclui bagagem extra no tejadilho, permita-nos recordar que transportar carga no tejadilho aumenta o gasto de combustível entre 10 a 15%. Continua a ser essencial?
Porém, esse não é o único inconveniente: usar o tejadilho também o obriga a ter cuidados extra em túneis e parques de estacionamento. O atrelado e os suportes traseiros são preferíveis, desde que não prejudiquem a visibilidade do condutor.
6. Faça uma limpeza do carro depois das férias
Porquê? Já lhe dissemos que as areias da praia podem instalar-se no motor do seu carro. Mas a areia também vai conseguir entrar dentro do seu veículo, mesmo que tenha bastante cuidado. É inevitável. Com o tempo, essa areia também pode depositar-se nos filtros ou noutras peças, o que as vai desgastar rapidamente.
Solução: Recomendamos-lhe que faça uma limpeza profunda ao seu carro quando regressar de férias. A remoção da areia, poeiras, sujidade e odores vai ajudar a prolongar a vida útil do seu automóvel e evitar que tenha de mudar peças antes do tempo!